sábado, 14 de fevereiro de 2009

Festa Junina

Introdução:

Nesse blog vocês conseguirão obter várias informações sobre umas das festas mais comemoradas do Brasil: a Festa Junina.

O que é?

A Festa Junina é uma das festas mais comemoradas do Brasil. É uma festa de celebração aos três mais importantes santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Antigamente a festa se chamava “Joanina” mas os brasileiros adaptaram-na para festa junina, pois acontece em junho.
Santo Antônio, São Pedro e São João foram homenageados pelas chuvas, porque a região nordestina é muito seca e na época da festa chove muito.


Origem:



De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).






Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.






A China era a região que surgiu a fabricação de pólvora para a fabricação de fogos. Dela vieram os fogos de artifício.






A dança de fitas veio da Península Ibérica. A Península Ibérica era constituída por três países: Espanha, Portugal e Andorra.




Com o passar do tempo, esses elementos culturais foram se misturando com os aspectos culturais brasileiros e atualmente, em cada região do Brasil, os hábitos da Festa Junina são um pouco diferentes.

Vestimentas:




Os trajes da festa junina (com muita cor babado e fitas de cetim) foram inspirados no folclore de quadrilhas. É um traje “country”. O divertido das roupas de festa junina são os retalhos, as cores e os chapéus de palha.
Os homens usam camisas xadrez, calças jeans e, é claro, o chapéu de palha.
As mulheres usam têm vestidos floridos, meia calça colorida de acordo com o vestido e laços de fitas. Também podem enfeitar um avental com remendos. Ou até podem fazer combinações engraçadas. A maquiagem tem que ter cores, ela tem que ser bem colorida. Lembrem-se, o bonito da festa é o mau gosto!


Brincadeiras:

As principais brincadeiras da Festa Junina são:

. Cabo de guerra;
. Carrinho de mão;
. Corrida do ovo na colher;
. Corrida do milho;
. Pescaria;
. Acerte as argolas;
. Boca do palhaço;
. Corrida do saco;
. Corrida dos três pés;
. Dança das cadeiras.

bitos:





-As fogueiras servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem esse cenário. Porém estão cada vez mais raros porque as leis proíbem essa prática, em função dos riscos de incêndio que apresentam;






-No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem saboreados pelos festeiros.






-Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.




-Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.





Comidas típicas:
As comidas típicas da Festa Junina são: milho cozido, pamonha, cural, canjica, pipoca, bolo, bolo de cenoura, doces, doces de leite, arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fuba, cocada, pé de moleque, quentão vinho quente, batata doce e muito mais.
Fontes:

Um comentário: