quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pinacoteca

Introdução:

Nós, do grupo 3, composto pelas alunas: Angela, Fernanda, Gabriela, Luísa e Maryna, visitamos o museu Pinacoteca do Estado e achamos o museu muito interessante. Essa parte do blog insiste em mostrar como é um museu, tanto seu acervo quanto sua história. Esperamos que gostem desse blog.
Feito por: Maryna nº29

O Cubismo e seus entornos

<- Essa obra é deAlbert Gleizes, cujo título é "O estudante" "Todo aquele que ama a Arte Moderna sabe da importância do Cubismo. Todo aquele que ama a Arte Moderna situa o Cubismo na espinha dorsal da experiência da modernidade." - Diz Eugenio Carmona.



O Cubismo é entendido como um movimento como um movimento fundamental na história da Arte Moderna, mas trata-se de um movimento que foi diverso em si mesmo e que foi diverso em si mesmo e que foi a matriz geradora de outros estilos de arte.

Feito por: Angela nº03


Existiu um tipo de Cubismo que sempre afirmou as possibilidades plásticas da cor, que sempre apostou nas qualidades estéticas e comunicativas da forma e que, apesar de seu decisivo encontro com a pintura pura, sempre considerou que a Nova Arte devia transmitir conteúdos transcendentes.
O Cubismo é um dos movimentos das vanguardas artísticas do início do século XX que mais contribuíram para a configuração do olhar contemporâneo. A exposição ganha relevância ainda maior para introduzir aquele movimento a partir da obra de um de seus mais importantes – ainda que injustiçadamente menos conhecidos – expoentes, o espanhol Juan Gris; e por buscar, também, construir uma cartografia ampla da expansão do Cubismo, não só por meio de obras de outros artistas europeus que lhe foram contemporâneos, mas igualmente por meio de instigantes confrontos com trabalhos de grandes criadores latinos-americanos, como o brasileiro Vicente do Rego Monteiro, os uruguaios Joaquin Torres García e Rafael Barradas, os argentinos Emilio Pettoruti, Xul Solar e Horacio Coppola, o peruano Martín Chambi e o chileno Vicente Huidobro.


Feito por: Fernanda nº09



Sobre Matisse:


Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31 de dezembro de 1869, ele optou por diversos tipos de pintura passando do impressionismo até abstração. Quando começou sua carreira, ele era visto como um fauvista, em suas obras, ele utilizava diversas cores, desse modo, atingiu o pico de sua carreira em 1917. Infelizmente em 1941 o pintor foi diagnosticado como tendo câncer e desde então passou a usar cadeiras de rodas. Foi nestas condições que ele terminou a magnífica capela do Rosário de Vence.Ele tinha um temperamento ansioso, assim como seu rival da época, Picasso. Ele dizia q sua arte lhe servia como “uma boa poltrona”, por incrível que pareça, esta era uma ridícula comparação para tal homem, porém sua arte era um alívio e um conforto para ele. O pintor faleceu em de novembro de 1954. Suas obras, hoje se encontram na Pinacoteca do Estado.
Feito por: Gabriela N°10.



Localização:
- Uma pinacoteca fica dentro do parque da Luz
- Outra pinacoteca fica na Avenida Tiradentes
- O telefone é: 011 3324-1000
- Aberto de terça à domingo, das 10h às 17h30.
Feito por: Luísa N°25


História:


1905 - a Galeria de pintura do Estado de São paulo é instalada na Avenida Tiradentes, junto ao jardim da Luz, em 24 de Dezembro. Com um acervo de 26 quadros transferidos do museu Paulista, ocupa uma sala cedida pelo Liceu de Artes e ofícios, que foi dirigido por Ramos de Azevedo.


Feito: Luísa N°25


Fonte: Museu Pinacoteca do Estado de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário